O cálculo das cargas de vento aplicadas na estrutura pode ser efetuado automaticamente pelo AltoQi Eberick de acordo com as prescrições da NBR 6123:1988, segundo os parâmetros configurados no projeto, abordados em detalhes em nosso artigo Principais configurações de vento. Neste cenário pode ser necessário realizar estudos mais aprofundados a respeito da incidência de ventos na edificação, dos quais podemos destacar o ensaio de túnel de vento.
Assim, o AltoQi Eberick permite gerar e exportar o relatório de dados da análise dinâmica para ensaio em túnel de vento calculados na análise dinâmica do pórtico, sendo possível realizar a criação e exportação dos relatórios de duas maneiras:
Segue abaixo mais detalhes a respeito de cada relatório gerado.
Para exportar os arquivos com os dados do modelo para o ensaio em túnel de vento para o formato (*.txt) deve-se acessar o menu Arquivo, opção Exportar - Exportar dados da análise dinâmica.
Ao acessar o comando será aberto um diálogo que permite a seleção de uma pasta onde serão gravados os arquivos gerados com nomes padrões definidos pelo programa. Caso já existam arquivos com os mesmos nomes na pasta selecionada, o usuário poderá optar por cancelar a exportação ou sobrescrever os arquivos. Com isso são exportados os seguintes arquivos:
- PÓRTICO_MODOS_NÓS: contém os modos de vibração do pórtico unifilar;
- PÓRTICO_MASSAS_NÓS: contém a massa de todos os nós do pórtico unifilar;
- PÓRTICO_NÓS: contém as coordenadas dos nós do pórtico unifilar.
- PÓRTICO_MASSAS_PAVIMENTO: contém a massa por pavimento da estrutura;
- PÓRTICO_MODOS_PAVIMENTO: contém as coordenadas modais para o centro de massa de cada pavimento.
Para gerar a planilha "Dados da análise dinâmica", após processar o projeto com à opção de análise dinâmica do pórtico, deve-se acessar a guia Estruturas - Planilhas - botão . Assim, ao selecionar esse comando são geradas três planilhas para ensaio em túnel de vento:
- Sistema de referência para as formas modais
Esta planilha apresenta a indicação do sistema de referência e os parâmetros de amortecimento da estrutura para análise das formas modais, com as seguintes informações:- Cabeçalho fixo gerado na planilha para preenchimento dos dados da obra (Tipo, Título, Endereço e Cliente).
- Sistema de referência para as formas modais que contém uma planta representativa da estrutura com a localização da origem e seu sistema de eixos de referência usados para fornecer as propriedades da análise dinâmica. É válido destacar que os eixos X, Y correspondem à posição (0,00, 0,00) no croqui selecionado e Z corresponde ao nível do pavimento.
- Amortecimento estrutural, com:
- Carregamento do vento com período de retorno 50 anos, valor adotado, em razão de amortecimento crítico, para calcular as ações do vento de cálculo.
- Aceleração induzida pelo vento com período de retorno de 1-10 anos, valor adotado, em razão de amortecimento crítico, para avaliar as acelerações induzidas pelo vento na verificação do conforto.
- Formas modais dos pavimentos
Esta planilha apresenta as formas modais, calculadas no centro de massa dos pavimentos, por modo de vibração e frequência (Hz) correspondente, com as seguintes informações:- Cabeçalho fixo gerado na planilha para preenchimento dos dados da obra (Tipo, Título, Endereço e Cliente).
- Formas modais dos pavimentos, calculadas no centro de massa dos pavimentos, com as seguintes indicações:
- Modo: corresponde ao modo de vibração da análise dinâmica, disponível no relatório de análise dinâmica.
- Frequência (Hz): corresponde à frequência do modo de vibração, disponível no relatório de análise dinâmica.
- Dx: Representa o deslocamento normalizado do centro de massa por pavimento na direção X, disponível nos dados exportados para análise dinâmica.
- Dy: Representa o deslocamento normalizado do centro de massa por pavimento na direção Y, disponível nos dados exportados para análise dinâmica.
- Rz: Representa a rotação do centro de massa por pavimento na direção Z, disponível nos dados exportados para análise dinâmica.
- Distribuição das massas dos pavimentos
Esta planilha apresenta os parâmetros da distribuição de massa por pavimento da estrutura, com as seguintes informações:
- Cabeçalho fixo gerado na planilha para preenchimento dos dados da obra (Tipo, Título, Endereço e Cliente).
- Distribuição das massas, indicando:
- Pavimento, que contém os nomes dos pavimentos da estrutura, disponíveis na janela de edificação.
- Altura, com as alturas dos pavimentos da estrutura, disponíveis na janela de edificação.
- Elevação em relação ao nível do solo, com as elevações dos pavimentos em relação ao nível do solo.
- Massa, com as massas dos pavimentos.
- Momento de inércia da massa, com os momentos de inércia das massas dos pavimentos, definidos com relação ao centro de massa.
- Centro de massa, com as coordenadas (Xcg e Ycg) do centro das massas dos pavimentos.
Observação: Os valores apresentados no relatório dependem das unidades configuradas em Sistema-Unidades de medida, nos campos "Cargas-Concentrada" e "Comprimento".
Assim, seguindo os procedimentos indicados é possível extrair as informações para análise no ensaio de túnel de vento e após realizado tal ensaio, o AltoQi Eberick possibilita a inserção das forças obtidas no projeto em desenvolvimento como descrito no artigo Como importar forças de túnel de vento.