Alguns aplicativos de proteção têm influenciado na performance do programa AltoQi Builder, estes verificam cada comando aplicado pelo usuário junto ao projeto, ou mesmo consumem grande parte da memória do computador. Com isso, a resposta do programa para o emprego de cada comando demora a ser recebida.
Observação: Como teste inicial, desabilite temporariamente o antivírus de sua máquina e execute os comandos no projeto. Caso a resposta do programa aos comandos selecionados fique mais rápida, é provável que o antivírus esteja influenciando na performance do programa.
Cabe mencionar que os aplicativos de proteção são atualizados constantemente, podendo vir a reconhecer alguns arquivos dos programas AltoQi como uma ameaça inadequadamente. Este cenário pode ocasionar o bloqueio, exclusão ou mesmo redução da performance do programa, interferindo em seu correto funcionamento.
Dada esta situação, sugerimos o acompanhamento do material H0033 - Antivírus bloqueando os programas AltoQi que apresenta os procedimentos para cada diferente aplicativo de proteção, de modo que os arquivos da AltoQi não sofram varreduras por parte do seu antivírus, reduzindo o desempenho do programa.
Caso não tenha nenhum antivírus instalado, o Windows Defender do próprio sistema, pode ocasionar bloqueios ou restrições aos programas AltoQi. Dessa forma, acompanhe o artigo Configurando o Windows Defender para os programas AltoQi para configurá-lo devidamente.
Para extrair um melhor desempenho do sistema operacional como um todo, recomendamos que o Windows esteja sempre atualizado. Para saber como conferir estas atualizações, acompanhe o material do artigo Programa não pode ser inicializado por falta de DLL.
Outra atualização a ser conferida é a do driver da placa de vídeo instalada. Os programas AltoQi possuem recursos de visualização 3D e sobreposição de desenhos que acabam exigindo mais do desempenho da placa de vídeo e seu driver desatualizado pode trazer erros ou perda de qualidade gráfica. Para verificar se sua placa de vídeo encontra-se atualizada, recomendamos o material Atualização do driver da placa de vídeo.
Ao salvar o projeto em uma pasta de servidor, ou rede, ou aplicativo de nuvem, dependendo das permissões definidas na máquina do usuário é possível que o programa demore a responder a alguns comandos, sobretudo, aqueles de salvamento, pois fica dependente da performance do próprio sistema.
Observação: Para verificar qual a pasta em que o seu projeto do AltoQi Builder foi salvo, acompanhe as orientações do artigo Como localizar a pasta onde o projeto está salvo?
Dado esse cenário, recomenda-se que os arquivos de projeto sejam salvos em pasta local da máquina do usuário que está trabalhando no projeto.
Além do mais, quando salvo na pasta local, é importante que o diretório (caminho) do arquivo não seja muito extenso, pois isso dificulta o reconhecimento de processos, como a geração de relatórios, por parte do sistema operacional de sua máquina.
Caso esteja salvando o seu projeto em servidor, ou rede, ou aplicativo de nuvem, para poder compartilhá-lo com terceiros, é possível compartilhar o arquivo a partir de uma cópia de segurança, de modo a garantir que o arquivo permaneça íntegro. Para isso, recomenda-se o acompanhamento do artigo Como transportar o projeto de um computador para outro?.
Constantemente são liberadas novas atualizações do AltoQi Builder devido a implementação de novas melhorias e ajustes no programa.
Por isso, é essencial que a revisão do AltoQi Builder instalada em sua máquina seja a mais recente para a versão ativa em sua licença e compatível com as configurações de seu sistema operacional.
As configurações mínimas necessárias à máquina estão detalhadas no artigo Configurações mínimas e recomendadas. Para verificar qual a versão e revisão do AltoQi Builder instalada em sua máquina, acompanhe o artigo Como verificar a minha versão e revisão do AltoQi Builder. Caso sinta necessidade em manter a revisão atualizada, envie um chamado de atendimento à equipe de Suporte Técnico para lhe auxiliarmos de modo direcionado (Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?).
Enquanto se está trabalhando no programa AltoQi Builder, a redução da sua performance na resposta à execução de comandos pode ocasionar a duplicação ou mesmo modificar negativamente alguns elementos, o que pode causar interferência no funcionamento pleno do programa, gerando quedas aleatórias.
Por isso, o comando Verificar edificação foi criado com o intuito de executar uma análise geral de toda a entrada gráfica e do banco de dados do projeto. Para utilizá-lo, acompanhe o artigo Utilização do comando "Verificar edificação" na plataforma AltoQi Builder.
Em algumas situações, elementos presentes na arquitetura importada para o programa AltoQi Builder também podem influenciar na performance do programa. Arquiteturas hachuradas, blocos ou outros elementos que não foram corretamente preparados para importação podem fazer com que comandos, como os de manipulação, demorem a ser executados.
Recomendamos a execução das verificações e procedimentos descritos junto à série de artigos Como resolver erros durante a importação da arquitetura para os programas da AltoQi? antes de efetuar a importação do desenho de arquitetura para o programa AltoQi Builder, prevenindo que a performance do programa seja reduzida.
Nas situações em que o projeto contempla mais de uma disciplina em uma mesma edificação (integração dos projetos hidráulico, sanitário, alvenaria, fiação e etc.), recomenda-se que a sua referência externa não esteja habilitada nos demais projetos da edificação ao longo da execução dos comandos no programa AltoQi Builder.
Dependendo do porte do projeto, diversos comandos do programa, com destaque para aqueles de manipulação e zoom, são influenciados diretamente pela visualização das referências externas das demais disciplinas da edificação em um mesmo croqui.
Sugere-se que seja habilitada a referência externa de um projeto em um croqui especifico, quando deseja-se verificar possíveis interferências entre os projetos executados na edificação criada.
Observação: Para maiores informações a respeito do recurso de referências externas, recomendamos o acompanhamento do material Compreendendo o funcionamento das referências externas.
Se, mesmo após as alternativas acima a situação de lentidão ou travamento persistir, entre em contato com o Departamento de Suporte Técnico a partir de ligação telefônica ou mesmo crie uma solicitação de atendimento com a descrição da situação com base no material Como descrever minha pergunta à equipe de Suporte Técnico?, de modo que possamos avaliar pontualmente o que pode estar ocasionando tal comportamento.