Por vezes, podemos enfrentar situações em que nossos programas não funcionam conforme o esperado, e nem sempre é fácil determinar a causa do problema. Visando auxiliá-lo na identificação dessa origem de erro, reunimos algumas verificações padrão que você pode realizar em seu computador.
A placa de vídeo desempenha um papel crucial na melhoria de diversas funções executadas pela máquina, especialmente em recursos relevantes para os programas da AltoQi, como a geração de elementos tridimensionais.
Para garantir o funcionamento adequado dessas funções, é imperativo manter o driver da placa de vídeo atualizado. Somente assim será possível aproveitar ao máximo o potencial do seu hardware.
É comum que programas estejam instalados na máquina para alertar sobre atualizações disponíveis para o driver. No entanto, caso esses programas não estejam em execução ou tenham sido removidos, é necessário realizar a atualização manual, como será descrito a seguir.
O passo a passo para a atualização pode ser encontrado no artigo: Atualização do driver da placa de vídeo.
Cada versão dos nossos programas foi pensada e projetada para uma arquitetura específica de sistema operacional. Nós temos programas que foram projetados para funcionarem no Windows 7 e outros no Windows 10 e 11.
A utilização de uma versão do programa em um Sistema Operacional incompatível, pode resultar em instabilidades e mau funcionamento dos programas. Nós não podemos garantir o pleno funcionamento do seu software se ele estiver instalado em um ambiente não compatível.
Para encontrar informações sobre quais versões são compatíveis com quais sistemas, consulte o artigo Quais os sistemas operacionais compatíveis com os softwares da AltoQi?
O seu computador tem acesso à internet, mas está exibindo essa mensagem de erro ao tentar inserir ou conectar a licença do programa.
Se você utiliza o programa com a proteção Cloud:
Configure o firewall para permitir o acesso à internet para os programas AltoQi.
IP: 52.32.9.110
A porta utilizada pela proteção RMS para comunicação é a porta 5093. É recomendável liberar tanto os protocolos UDP quanto TCP, com regras de entrada e saída, no firewall.
Assista à animação que ilustra o passo a passo para liberar a porta 5093.
Outras portas utilizadas estão descritas na imagem abaixo:
Nos programas AltoQi com Proteção por Software (RMS), as configurações são aplicadas em tempo de execução através da conexão com o servidor. Portanto, é crucial verificar se há conexão com a internet no momento da ativação das licenças.
Por motivos de segurança, algumas instituições utilizam um servidor proxy na rede de internet, o que pode interferir na conexão com os programas AltoQi.
Para garantir a correta conexão e ativação das licenças, é necessário configurar o proxy. Existem duas maneiras de fazer isso: após a tentativa de ativação da licença, o programa pode redirecioná-lo automaticamente para o aplicativo de configuração. Alternativamente, você pode acessá-lo manualmente no diretório C:\Arquivos de programa\AltoQi\Eberick ou Builder\RMS\ProxyConfig (o caminho pode variar conforme a pasta escolhida para a instalação do programa). No ambiente de configuração, insira as informações conforme descrito abaixo:
Alguns antivírus podem ser excessivamente sensíveis e acabar bloqueando programas que, na realidade, não representam ameaças. Isso pode resultar em conflitos com nossos softwares e licenças, prejudicando o funcionamento adequado.
Para solucionar esse problema, dispomos de artigos detalhados que orientam sobre como configurar os principais antivírus utilizados. Estas configurações específicas ajudarão a garantir a compatibilidade e o pleno funcionamento dos nossos programas com o seu sistema de segurança. Confira os artigos aqui: Antivírus
Se o seu computador atende a todos os requisitos mínimos e as demais verificações estão corretas, pode ser que haja um programa não autorizado instalado em sua máquina, causando conflito com nossos softwares.
Programas não autorizados são aqueles que criam um "dispositivo de proteção virtual" (emulador) reconhecido pelo sistema operacional para desbloquear programas que possuem medidas de proteção, como os da AltoQi. O emulador mais comum encontrado é o "KMS" ou "KMSPico".
Para resolver esse problema, será necessário desinstalar esses emuladores completamente do registro do seu sistema operacional. Dessa forma, as proteções da AltoQi não entrarão em conflito com os dispositivos virtuais.
Se nenhum dos procedimentos para remover o emulador resolver o problema, a única solução pode ser formatar o seu disco rígido e realizar uma nova instalação do sistema operacional. Isso garantirá a remoção de qualquer entrada no registro ou programa não autorizado.
Observação: Recomendamos que, ao optar por essa opção, você consulte um técnico qualificado com os conhecimentos necessários para garantir o sucesso da operação. A AltoQi destaca que a decisão de realizar essa ação é de responsabilidade do cliente, e a empresa se isenta de qualquer responsabilidade pelos comandos executados por terceiros, assim como pelos resultados das alterações no sistema operacional.
Ressaltamos que, ao optar pela formatação, os programas não autorizados (que interferem na correta funcionalidade dos programas da AltoQi) não poderão ser reinstalados.
Em caso de mais dúvidas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de Suporte Técnico de Instalação de Software. Esse contato pode ser feito via WhatsApp, ligação telefônica ou através de nosso e-mail (suporte@altoqi.com.br). Todas as formas de contato podem ser consultadas em Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?
Estamos prontos para receber a sua solicitação e ajudá-lo(a) da melhor maneira possível.