Inconsistências gráficas e soluções: Placa de vídeo

Inconsistências gráficas e soluções: Placa de vídeo

A placa de vídeo possibilita o aprimoramento de diversas funções desempenhadas pela máquina, e consequentemente, em recursos pertinentes aos programas da AltoQi, como a geração de elementos tridimensionais. Quando o driver da placa de vídeo está desatualizado ou a placa não está devidamente configurada para utilização dos programas AltoQi, as seguintes situações podem ocorrer:

Situação 1: Ao tentar abrir os programas AltoQi Builder ou AltoQi Eberick, pode ocorrer um congelamento na tela, impedindo a utilização dos mesmos. Esse problema costuma estar relacionado a conflitos entre as placas de vídeo presentes no computador.

Exemplo de congelamento no programa AltoQi Builder:



Exemplo de congelamento no programa AltoQI Eberick:


Situação 2Ao abrir um modelo 3D do projeto, ocorrem piscadas na visualização e a cor do 3D é temporariamente alterada.

Exemplo:


Situação 3: Ao abrir o modelo 3D do projeto, ocorre um erro que impede a visualização correta das propriedades dos elementos, devido a uma imagem gerada que obstrui a visão.

Exemplo:

Procedimentos válidos para solucionar as situações acima:

1. Atualizar o driver da placa de vídeo:

Atualizar o driver da placa de vídeo é essencial para utilizar programas como o AltoQI, pois garante melhor desempenho, correção de bugs, otimização específica para o software, compatibilidade e estabilidade do sistema. Os drivers atualizados permitem aproveitar ao máximo o potencial gráfico do hardware, garantindo uma experiência de uso suave e sem interrupções.

Para atualizar o driver da placa de vídeo, realize os procedimentos indicados no artigo Atualização do driver da placa de vídeo

2. Configurando a qual placa de vídeo utilizada pelos programas AltoQi

Para isso, execute os procedimentos indicados abaixo:

  • Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e selecione a opção Configurações de exibição.

  • Em seguida, clique em Configurações de elementos gráficos.

  • Clique em Procurar

  • Selecione os ícones dos programas AltoQi Builder e AltoQi Eberick.
Observação: Lembrando que os programas AltoQi por padrão estão localizados nos seguintes diretórios:
  1. AltoQi Builder: C:\Program Files\AltoQi\Builder\Builder.exe
  2. AltoQi Eberick: C:\Program Files\AltoQi\Eberick\Eberick.exe  
  • Após adicionar os aplicativos, eles aparecerão na lista de programas.

  • Selecione o programa desejado e clique em Opções.

  • Escolha a opção Alto desempenho para utilizar a placa de vídeo dedicada. Após isso, clique em Salvar para confirmar as alterações.


Se realizando o procedimento acima descrito a situação persistir, será necessário desabilitar a placa de vídeo menos potente. Para isso siga os procedimentos indicados abaixo:

  • Abra a barra de pesquisa do Windows, pressionando as teclas Windows + S.

  • Digite Gerenciador de Dispositivos e pressione Enter.

  • Na janela que abrir, procure a seção Adaptadores de Vídeo. Clique para expandir a seção e selecione a placa de vídeo menos potente.



Observação: Certifique-se de que a placa de vídeo mais potente esteja habilitada.

  • Clique com o botão direito do mouse e escolha Desativar dispositivo.

  • Após desativar a placa de vídeo menos potente, tente abrir novamente o programa. 

Com as etapas destacadas acima, será possível solucionar as situações mencionadas, envolvendo os programas AltoQi, garantindo o correto funcionamento de suas ferramentas.

Como entro em contato com o Suporte Técnico? 

Em caso de mais dúvidas, não hesite em entrar em contato com a nossa equipe de Suporte Técnico de Instalação de Software. Esse contato pode ser feito via chat, ligação telefônica ou através de nosso e-mail. Todas as formas de contato podem ser consultadas em Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?

Estamos prontos para receber a sua solicitação e ajudá-lo(a) da melhor maneira possível.


    • Related Articles

    • Configurações mínimas e recomendadas

      Antes de iniciar com a instalação e utilização das soluções AltoQi, confira as configurações exigidas do seu computador para o melhor aproveitamento dos recursos e performance durante as operações. Abaixo você encontra estes requisitos mínimos e ...
    • Perdi minha chave de ativação (EID). E agora?

      A proteção por software (RMS) é uma chave de ativação (EID), isto é, um código alfanumérico que libera o acesso aos programas AltoQi. A chave de ativação (EID) é uma chave única, ou seja, você utilizará a mesma chave de ativação sempre que for ...
    • AltoQi Builder apresenta mensagem de erro no momento da abertura. E agora?

      Por vezes, ao inicializar o QiBuilder algumas mensagens de interferências são exibidas. Cada ocasião ocorre por um fator distinto, logo o procedimento para que o software inicialize da maneira correta também altera. 1) Reinstalação do AltoQi Builder: ...
    • Eberick apresenta mensagem de erro no momento da abertura. E agora?

      Por vezes, ao inicializar o Eberick a mensagem Eberick parou de funcionar, contendo um relatório de erro, é apresentada ao iniciar o programa. Nestes casos, é provável que algum arquivo de configuração do programa tenha se corrompido e esteja ...
    • Códigos de erro na Proteção por Software (RMS)

      Como apresentado no artigo Conheça a Proteção por Software (RMS), a proteção por software (RMS) é uma chave de ativação (EID), isto é, um código alfanumérico que libera o acesso aos programas AltoQi. Em algumas situações, ao inserir a chave de ...